Páginas

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Leite Materno

O leite materno é um líquido rico em gordura, minerais, vitaminas, enzimas e imunoglobulinas que protegem contra doenças. Apesar do leite maduro ser formado em 87% por água, os restantes 13% são uma poderosa combinação de elementos, fundamentais para o crescimento de desenvolvimento da criança.

Nos primeiros dias depois do parto as mamas secretam COLOSTRO. O colostro é amarelo e mais grosso que o leite maduro e secretado apenas em pequenas quantidades. Mas isto é suficiente para uma criança normal e é exatamente aquilo de que precisa para os primeiros dias. Dá a primeira imunização para proteger a criança contra a maior parte de bactérias e vírus. O colostro é rico também em fatores de crescimento que estimulam o intestino imaturo da criança a se desenvolver. O colostro é laxativo e auxilia eliminação do mecônio (primeiras fezes bem escuras). Isto ajuda a evitar icterícia.

LEITE MADURO em duas semanas, o leite aumenta de quantidade e muda seu aspecto e composição esse leite contém todos os nutrientes que a criança precisa para crescer.

LEITE DO COMEÇO surge no início da mamada, ele é acinzentado e parece aguado, mas é rico em proteína, lactose, vitaminas, minerais e água.

LEITE DO FIM surge no final da mamada ele parece mais branco que o leite do começo porque contém mais gordura. A gordura torna o leite do fim mais rico em energia e fornece mais da metade da energia do leite materno.
A criança precisa tanto do LEITE DO COMEÇO quanto do LEITE DO FIM. É importante que a criança para de mamar espontaneamente, a interrupção pode fazer com que a criança receba pouca quantidade do leite do fim e consequentemente, menos gordura.

Leite Materno

Nenhum comentário:

Postar um comentário