Alimentos Light: são aqueles que têm uma quantidade mínima de 25% reduzida de algum nutriente – açúcar, gordura total ou saturada, sódio ou valor energético (calorias) - quando comparado ao produto convencional da mesma marca.
Alimentos Diet: são alimentos voltados para pessoas com restrições alimentares, como por exemplo, os diabéticos (que não devem ingerir muito açúcar) ou celíacos (isto é, pessoas com sensibilidade ao glúten). Estes alimentos são isentos de açúcar, proteínas, glúten, gorduras ou algum outro nutriente, e não necessariamente contém menos calorias.
Alimentos Zero (ou 0%): São produtos com “zero” de algum nutriente, como açúcar, gordura, ou sódio. São direcionados a pessoas que necessitem de alguma restrição alimentar – por exemplo, um alimento Zero Açúcar pode ser consumido por diabéticos. Podemos encontrar nesses produtos Zero Calorias. Zero Gorduras ou Zero Sódio, Zero Glúten e Zero Lactose, que são versão sem esses alimentos feitas especialmente para pessoas com determinadas doenças ou restrições. Preste atenção para saber o que exatamente você está comprando.
Alimentos Fonte: Para que um alimento possa usar essa denominação de “fonte de”, ele deve possuir concentrações mínimas do nutriente em questão.
Alimento Fit: Esse é o termo queridinho do momento, sua origem se deu da palavra fitnees que é uma palavra de origem inglesa e significa "estar em boa forma física". O termo é normalmente associado à prática de atividade física e se refere ao bom condicionamento físico ou bem estar físico e mental. A palavra é formada a partir da junção de "fit (um dos significados é "boa forma") e "ness", um sufixo que transforma adjetivos em substantivos, designando um estado, uma condição ( por exemplo"happiness"", que significa "felicidade"). Agora também utilizado para alimentos, mas fiquem atentos, esse termo não está na classificação do ministério da saúde, mas sim é utilizado pelas principais marcas comerciais para promover os alimentos que elas julgam ser mais saudáveis. Geralmente, essa classificação fit é utilizada em pães e massas integrais, por se acreditar que esses alimentos possuam menor índice glicêmico. Entretanto, como a classificação de alimento fit pode ser usada livremente pelas indústrias, sugerimos que fique atento para não comprar alimentos que sejam apenas puro marketing. Por isso, o melhor, sempre que possível, é o consumo de alimentos em sua forma in natura, deixando os alimentos processados como um complemento se necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário